Ora, deixa cá tentar explicar o que é o Reason 4 (se já sabem o que é, foi um prazer, até um proximo post! :) ...ah, calma,
saltem para o final do post e espreitem umas dicas que por lá andam, pois nisto nunca se sabe)
Ok, então... alguma vez já viram nos estudios ou em palco, aquelas racks (i.e. "armários" ?!) cheias de luzinhas a piscar e coisitas assim ? Pois, são tudo módulos de
sintetizadores,
samplers, caixas de efeitos, processadores de sinal audio e
MIDI, etc...
geralmente controlados por
mais caixinhas chamadas sequenciadores, por
instrumentos MIDI (mais correctamente chamados de Controladores MIDI ou
superficies de controle MIDI) que se limitam a enviar sinais de performance como notas, a velocidade e a força com que se tecla ou sopra (pois
há de tudo em controladores MIDI,
desde violas,
instrumentos de sopro,
pads de percussão, ...), etc... ou computadores que servem as vezes dos sequenciadores. err... mais um assunto para falar um dia destes.
Ora, se alguma vez sonharam em ter uma coisa parecida mas o guito nunca chegou para tanto, ou se por acaso até são dos que já são donos dumas coisas iguais e gostariam de expandir aquilo "indefinidamente" com mais aparelhos ou então, se já estão satisfeitos com o material mas já não podem mais com o acartar de caixas e caixotes e caixinhas de instrumentos musicais... a solução é virtualizar a coisa e enfia-la num PC... simples né ? ;)
Isto foi precisamente o que a
Propellerhead Software fez quando lançou o
Reason em 2000, após ter feito sucesso com o
Rebirth RB-338, 4 anos antes.
Ora, para quem se interessa por produção e composição musical, o Reason é uma ferramenta fantástica (mas ainda não é perfeita, infelizmente!).
Pois num mesmo
interface, obedecendo a um simples mas poderoso paradigma de rack virtual, tem-se um facil acesso a 3 tipos de sintetizadores, 2 de
samplers, e um de
Vocoder,
drum-machine,
loop-player, arpegiador e uma grande variedade de processadores de sinal audio, como
Digital Delays,
Reverb, Compressores, Equalizadores, etc... e muito importante, uma mesa de mistura e um
mini-mixer.
Tudo isto com a vantagem de, por ser virtual, podem-se adicionar os módulos que se quiser, e quantos se quiser sem pagar mais por isso... bem, pelo menos até o PC ou o Mac "cair fulminado no chão" com falta de recursos de memória ou CPU
:P
A propósito disto, uma das grandes vantagens do Reason em relação a outras soluções, é que demora muito até se conseguir notar o "peso", num PC minimamente decente, tal a qualidade técnica da Propellerhead Software.
Ah, além disto tudo, tem um sequenciador simples de usar e (melhorado nesta versão 4) poderoso e flexivel.
Chega de paleio, vamos aos
videos, com uma demonstração do que é possivel fazer com a
demo do Reason 4 disponivel para
download para Windows ou
Mac OS X:
Bom, para quem estiver interessado no novo Thor, este video aprofunda um pouco a coisa:
Já agora, vejamos as novas capacidades do refeito sequenciador:
Parece complicado, mas na verdade é dos sequenciadores mais simples de usar que alguma vez experimentei (claro, gostos não se discutem. É a minha opinião apenas... que, claro, vale o que vale).
Bom, vendo os videos, penso que se fica com uma ideia do que é possivel fazer com o Reason 4.
A grande vantagem deste tipo de interface é que, qualquer adepto da versão "à séria" (ou como gostam de chamar "à antiga") em hardware, facilmente reconhece os tipos de mostradores, ecrãs, botões, potenciometros (sliders, knobs, ...) e como dá para espreitar por trás da rack, expondo todas as ligações dos cabos audio e de sinal de controle (notas, etc...) rapidamente apanha o jeito à coisa e começa a trabalhar sem ter que perder muito tempo a perceber como criar sons, como controlar os instrumentos e como encaminhar o audio pelas "caixas" de efeitos .
...
Agora, vou falar do que é que
o Reason 4 não tem (nem nunca teve) e que muitos dos utilizadores clamam há anos:
Entrada Audio para processamento de som ao vivoPois, não tem... e é pena. Com tanto aparelhómetro virtual capaz de processar audio, seria espetacular ligar uma guitarra electrica ao PC e usar todas as caixas de efeitos do Reason, os equalizadores, os mixers, etc... mas não dá... pelo menos de fábrica, mas há um truque que se pode usar, felizmente
;)Sim! Felizmente um rapaz genial teve a grande ideia de acrescentar uma "pequena" opção que permite isto mesmo, quando desenvolveu uma aplicação extremamente util para quem leva a produção de musica a sério mas tem problemas com algumas placas de som do PC:
Não vou entrar em muito detalhe agora, até porque só posso confirmar que funciona para o Reason 3.
Ok, outra falta do Reason é não ter:
Gravação de Audio
errr... pois, também não tem disto. Não há como gravar audio no Reason.
Relacionado com isto, outra impossibilidade é que os chamados
samplers do Reason, na verdade são (poderosos mas) simplesmente
sample-players e não
samplers completos como estaria à espera alguém que já teve um "a sério".
Portanto, quem quiser fazer os seus próprios samples, terá que usar um outro software de digitalização e edição de audio, como por exemplo o
Audacity, que é gratis e open-source
:)A mesma solução aplica-se à falta de pistas audio, para gravação de voz ou instrumentos acústicos.
Então, como não há disso, o uso dum programa externo para gravar o audio é uma forma de se dar a volta a esta falta.
Grava-se fora do Reason (por exemplo, no Audacity, que, se o computador aguentar, dá para gravar ao mesmo tempo que o Reason está a tocar, ou então exporta-se a musica para audio e adiciona-se como mais uma pista), processa-se e edita-se essa gravação e depois, se for necessário continuar a
trabalhar a musica, usa-se um dos
sample-players do Reason (
NN-19,
NN-XT,
Dr.REX ou até mesmo a
ReDrum) para "disparar" essa parte (ou partes) audio nas alturas necessárias da musica.
Mas... melhor que falar, é ver (uma forma mais sofisticada, que envolve outro produto da Propellerhead Software, o
ReCycle):
É um processo muito atamancado, mas, quem não tiver outro programa mais apropriado ou para quem não quer usar outro programa do tipo estudio-virtual, é uma maneira de resolver o assunto.
Falarei sobre isto num post futuro, pois o Reason tem hipotese de se ligar, através da tecnologia
ReWire, a outros programas mais direccionados para gravação audio, mais conhecidos por
DAW's
Ok, vamos então à terceira e ultima faltas do Reason (pelo menos das mais berrantes) :
Saida de sinal MIDI
Pois, também não tem. Não é possivel controlar outro equipamento MIDI com o sequenciador do Reason.
É pena, pois é um sequenciador extremamente simples e flexivel de usar, mas... nicles, não dá. E aqui não há volta a dar-lhe. Ou se usa o Reason como "cliente" num
DAW ou nada feito (um dos tais assuntos que falarei no futuro).
Relacionado um pouco com isto, posso ainda falar da
quarta falta do Reason, mas esta sim, muito polémica entre os utilizadores do produto, pois deve haver tantos a favor como contra: O Reason, embora seja uma rack virtual onde se podem adicionar os módulos que se quiser...
só permite adicionar os módulos internos do Reason e mais nenhuns. Por "mais nenhuns" refiro-me, claro, aos famosos
VST's (ou
AU's no Mac), os plug-ins que habitualmente suportam a modularidade e as capacidade de expansão doutros programas de produção musical.
Falarei mais sobre isto e do porquê de ser considerado um assunto polémico junto de muitos utilizadores do Reason num post futuro desta
serie dedicada a produção de musica com software de estudio virtual.
Não posso terminar, sem mencionar um dos utilizadores do Reason (tão ferrenho que
fez uma tatuagem do logotipo no braço) e compositores meus preferidos,
Josh Mobley aka
NeoVerse. A flexibilidade, inventividade e talento deste senhor, inspira-me
:)..